Increase Size Decrease Size Reset font to default

Missão

Promover a captação, mobilização e alocação dos recursos financeiros, de forma eficiente, eficaz e transparente, para satisfazer as necessidades de financiamento dos agentes económicos, promovendo o desenvolvimento sustentável da economia.

Visão

Ser referência na oferta de oportunidades de conversão da poupança em investimento produtivo, contribuindo para o crescimento da economia e para a inclusão social e financeira.

Valores

• Transparência, credibilidade e equidade; • Conhecimento, competência e ética profissional; • Iniciativa, Inovação e Modernização; • Parceria e Colaboração Institucional; • Liderança e valorização Pessoal; • Patriotismo e responsabilidade social.

   

Sessão de Bolsa de 27 de Abril de 2017

Publicações de Imprensa
BVM conquista Empresariado de Cabo Delgado PDF Imprimir E-mail

O Presidente do Conselho de Administração da BVM, Salim Valá, visitou à Província de Cabo Delgado, entre 16 a 21 de Abril, tendo-se feito acompanhar de uma equipa técnica multidisciplinar da BVM.

No âmbito do Programa de Educação Financeira da BVM, alinhada com a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira 2016-2022, foram desenvolvidas diversas acções e iniciativas (apresentações, palestras, visitas) com o objectivo de dar a conhecer aos agentes económicos locais as vantagens e benefícios do mercado de capitais e da bolsa de valores, procurando promover a adesão do sector empresarial ao mercado bolsista.

O programa da visita organizado pelo Governo da Província de Cabo Delgado, privilegiou a interação com os mais relevantes intervenientes - Governo Provincial, Administradores Distritais, Empresários, Comunidade Académica, Comunidade Estudantil -, acompanhadas de visitas a projectos de interesse económico, nos Distritos de Balama, Montepuez e Mecúfi.

No âmbito do Programa da Visita da BVM à Província de Cabo Delgado, foram realizadas várias iniciativas com os Empresários (workshop para divulgação da Bolsa, onde se abordaram os procedimentos de admissão à cotação, vantagens de investir no mercado bolsista e alternativas de financiamento), com a Comunidade Académica (Palestra na Universidade Católica de Moçambique) e com a Comunidade Estudantil (Instituto Comercial e Industrial de Pemba), que servirá para divulgar o Mercado de Capitais e a Bolsa de Valores.

Durante o contacto com a Província, a BVM instou os membros do Governo Provincial a encorajarem os Empresários locais a aderirem à Bolsa de Valores, como forma de dinamizar a economia da Província, dar a conhecer o potencial da região, dar maior visibilidade as empresas e divulgar  melhor as iniciativas do sector empresarial.

Fotos do Evento

 
BVM celebra Semana Nacional do Dinheiro PDF Imprimir E-mail

A Bolsa de Valores de Moçambique, em parceria com o Banco de Moçambique e o Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique, organizou uma acção de Educação Financeira, no âmbito das celebrações da Semana Internacional do Dinheiro, no dia 29 de Março, no Auditório do Conselho Municipal da Cidade da Matola.

A iniciativa, promovida pela Child and Youth Finance International (CYFI), instituição fundada em Abril de 2012, em Amesterdão, Holanda, tem como principal objectivo promover a inclusão financeira e a educação para a cidadania económica e fomentar o empreendedorismo juvenil nas crianças e jovens de todo mundo.

Este ano a semana do dinheiro decorrerá de 27 de Março a 2 de Abril, em todo o Mundo, e as celebrações consistirão na realização de actividades de sensibilização sobre hábitos financeiros saudáveis para crianças e jovens.

Participaram no evento 200 estudantes das Escolas Secundárias do Município da Cidade da Matola, que tiveram a oportunidade de aprender questões relacionadas com a Bolsa de Valores, nomeadamente: o seu papel na captação de poupanças e a sua conversão em investimento produtivo, a importância do seguro e da conservação do metical, entre outras matérias.

Durante a sua intervenção, Salim Valá exortou aos jovens a serem ousados, dedicados, exigentes e empenhados nos estudos, por forma a ajudarem a construir um futuro promissor para Moçambique.

Paralelamente a esta acção, ao longo da Semana, decorrerão várias actividades de sensibilização sobre hábitos financeiros em todas as Províncias do país.

Fotos do Evento

 
A BVM e a CTA Promovem Workshop sobre Financiamento no Mercado de Capitais PDF Imprimir E-mail

No passado dia 22 de Março, a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) em parceria com a Confederação das Associações Económicas (CTA), realizaram um workshop que teve lugar no Indy Village, subordinado ao tema “Financiamento com recurso ao Mercado de Capitais e Oportunidades de Investimento”, orientado para a capacitação dos Membros da CTA e do Empresariado Nacional, visando a divulgar o papel da Bolsa de Valores no sistema financeiro e na economia moçambicana.

O Workshop promoveu a partilha de experiências com os intervenientes no Mercado de Capitais, através de testemunhos de diferentes entidades, nomeadamente, uma empresa cotada em bolsa, um Operador de Bolsa e uma empresa que se encontra em processo de admissão à cotação na Bolsa de Valores, alem de apresentações sobre a Bolsa de Valores e oportunidades de investimento.

Na mesma ocasião, e antecedendo o Workshop, a BVM e a CTA rubricaram um Memorando de Entendimento, para a colaboração em projectos de interesse comum no âmbito da melhoria do ambiente de negócios, reforço do sistema financeiro e do desenvolvimento do mercado bolsista.

Esta parceria irá privilegiar a capacitação dos empresários em matérias de financiamento e investimento no Mercado de Capitais via Bolsa de Valores, por forma a consciencializá-los das vantagens da cotação na Bolsa, a organização conjunta de palestras e seminários para debate de matérias de interesse comum, assim como na elaboração e divulgação de documentos, estudos, políticas e estratégias e na preparação de instrumentos de trabalho que possam concorrer para o alcance dos objectivos estratégicos das duas instituições.

Fotos do Evento

 
BVM e OCAM Cooperam para a Melhoria do Ambiente de Negócios e Desenvolvimento do Mercado de Capitais PDF Imprimir E-mail

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e a Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) assinaram recentemente, um Memorando de Entendimento que visa a colaboração conjunta das duas instituição em iniciativas e projectos de interesse comum no âmbito do papel da contabilidade e auditoria na gestão empresarial e no funcionamento do mercado bolsista.

A parceria entre a BVM e a OCAM tem em vista contribuir para a melhoria contínua do ambiente de negócios e de competitividade das empresas e da economia nacional, através da provisão de informação financeira e de mercado verificável e previsível, promovendo assim as boas práticas de gestão corporativa nas empresas moçambicanas e a cultura do rigor e transparência nas contas.

Esta colaboração inter-institucional irá privilegiar, além da troca de informação regular, a formação das empresas, em particular as PME’s, em matérias ligadas aos Sistemas Financeiros, Gestão Financeira, Fiscalidade, Ética de Negócios, Auditoria e Contabilidade, de modo que as empresas satisfaçam um dos requisitos para a admissão à cotação na Bolsa de Valores, que é a contabilidade organizada e ter contas auditadas.

Falando momentos após a assinatura do documento, o Presidente da BVM, Salim Valá, disse que o memorando ora assinado vai propiciar o desenvolvimento do Mercado de Capitais e incremento das PME’s que estão melhor calibradas a ater um sistema de gestão financeira transparente e escrutinadas pelo público. “Este momento simboliza aquilo que todos almejamos para o bem das PME’s no País, pois permitirá maior transparência, credibilidade e previsibilidade por forma a dinamizar o sistema financeiro e a economia nacional.

Salim Valá garantiu que, a Instituição vai intensificar as acções de disseminação do Mercado de Capitais e do uso da Bolsa, como meio alternativo de financiamento das empresas em particular as PME’s, para viabilizar a sua adesão à BVM.

De referir que com este acordo, as duas instituições estarão melhor apetrechadas para cumprirem o seu mandato, procurando intervir no sentido de melhorar a gestão das empresas e a sua transparência, e permitindo que elas possam beneficiar de mecanismos de financiamento apropriadas através da BVM e possam incrementar a sua visibilidade, transparência e sustentabilidade empresarial.

Fotos do Evento

 
BVM Promove Mesa Redonda PDF Imprimir E-mail

Subordinada ao tema o “O investimento do Chile no Exterior: O caso do Brasil e o Potencial de Investimento do Chile em Moçambique” no dia 2 de Março, a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) promoveu uma mesa redonda que teve como objectivo discutir as possibilidades de cooperação sul-sul na área de desenvolvimento económico e alternativa de financiamento.

 

António Sala Alvear, orador principal da mesa, é Engenheiro Eletrónico e Economista, Professor Universitário, Especialista em Comércio Internacional e actual Cônsul Honorário de Moçambique no Chile. O evento contou com a presença dos representantes do Banco de Moçambique, Banco Nacional de Investimento, Gazeda, CPI, Fundo da Paz e Reconciliação Nacional, Associação Moçambicana de Bancos (AMB), CTA, USAID,SPEED+, entre outros.

 

Durante o encontro, o palestrante defendeu que Moçambique possui condições favoráveis para atrair investimento Chileno, sobretudo nos sectores da agricultura, mineração energia, indústria transformadora de madeira dimensionada para construção, pescas e aquacultura. Ele considerou ser este o momento ideal para Moçambique atrair investimento chinelo, uma vez que o Brasil, principal receptor deste investimento, atravessa um momento conturbado.

 

António Sala, reiterou ainda que a Bolsa do Chile está pré-disposta a criar uma parceria com a BVM para transmitir a sua experiência no âmbito da dinamização do Mercado Bolsista, uma vez que a Bolsa do Chile foi criada há mais de 100 anos, e apresenta um elevado nível de capitalização bolsista e liquidez, diversidade de produtos e desenvolvimento tecnológico.

Fotos do Evento

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Próximo > Fim >>

Pagina 1 de 7
Bolsa de Valores de Moçambique © Todos os Direitos Reservados