Increase Size Decrease Size Reset font to default

Missão

Promover a captação, mobilização e alocação dos recursos financeiros, de forma eficiente, eficaz e transparente, para satisfazer as necessidades de financiamento dos agentes económicos, promovendo o desenvolvimento sustentável da economia.

Visão

Ser referência na oferta de oportunidades de conversão da poupança em investimento produtivo, contribuindo para o crescimento da economia e para a inclusão social e financeira.

Valores

• Transparência, credibilidade e equidade; • Conhecimento, competência e ética profissional; • Iniciativa, Inovação e Modernização; • Parceria e Colaboração Institucional; • Liderança e valorização Pessoal; • Patriotismo e responsabilidade social.

   

Sessão de Bolsa de 17 de Fevereiro de 2017

Liquidação e Compensação PDF Imprimir E-mail

Membros do Sistema de Compensação e Liquidação da BVM

São membros do Sistema de Compensação e Liquidação de Operações de Bolsa:

  • a BVM;
  • o Banco de Moçambique;
  • os Operadores de Bolsa;
  • outros intermediários financeiros legalmente habilitados a receber do público ordens de bolsa e valores mobiliários para custódia e administração.

 

Compensação de Operações de Bolsa

Em cada sessão de bolsa, a compensação é feita obedecendo a um modelo de consolidação das operações de compra e venda realizadas por cada operador de bolsa e intermediário financeiro.

No caso da compensação física o saldo das operações efectuadas é apurado por cada valor mobiliário. Já no caso da compensação financeira o saldo das operações efectuadas é apurado pelo total.

 

Líquidação de Operações de Bolsa

A liquidação financeira das operações é efectuada pelo Banco de Moçambique, no terceiro dia útil (Sistema D+3), às 8 horas, de creditando e/ou debitando as contas dos Operadores de Bolsa e outros intermediários autorizados. Estes movimentos são feitos com base em informação fornecida pela BVM.

 

A liquidação física é efectuada através da inscrição a crédito da compra, e da inscrição a débito da venda, nas contas de registo de titularidade individual, respectivamente, das entidades compradoras e vendedoras, com adequada replicação nas contas individuais de titularidade mantidas pelas entidades de custódia respectivas.

As inscrições acima referidas  serão efectuadas pela CVM na data da liquidação financeira da operação às 12:00 horas, e após confirmação pelo Banco de Moçambique de que esta se consumou.

 
Bolsa de Valores de Moçambique © Todos os Direitos Reservados