Increase Size Decrease Size Reset font to default

Missão

Promover a captação, mobilização e alocação dos recursos financeiros, de forma eficiente, eficaz e transparente, para satisfazer as necessidades de financiamento dos agentes económicos, promovendo o desenvolvimento sustentável da economia.

Visão

Ser referência na oferta de oportunidades de conversão da poupança em investimento produtivo, contribuindo para o crescimento da economia e para a inclusão social e financeira.

Valores

• Transparência, credibilidade e equidade; • Conhecimento, competência e ética profissional; • Iniciativa, Inovação e Modernização; • Parceria e Colaboração Institucional; • Liderança e valorização Pessoal; • Patriotismo e responsabilidade social.

   

Sessão de Bolsa de 27 de Abril de 2017

Estatégia Nacional de Inclusão Financeira PDF Imprimir E-mail

A necessidade de incrementar os níveis de acesso da população e das empresas aos serviços financeiros formais em Moçambique esteve sempre presente nas políticas económicas do Governo. A sua relevância foi e vai aumentando a medida que, ao nível global, se reconhece o papel que a inclusão financeira tem no estímulo à poupança financeira, no financiamento à economia e, consequentemente, na expansão da actividade económica, geração da renda e redução da pobreza, resultando no desenvolvimento económico, na redução das desigualdades sociais e na melhoria do bem-estar da população em geral.

Ciente destes benefícios e baseado nas experiências dos outros países, em que as políticas de promoção da inclusão financeira estão assentes numa determinada estratégia, o Governo de Moçambique estabeleceu, na Estratégia para o Desenvolvimento do Sector Financeiro, aprovada em 2013, como uma das acções a elaboração de uma Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, com vista a envolver o sector financeiro formal na implementação de acções específicas a serem adoptadas para aumentar os níveis de inclusão financeira, bem assim promover a educação e a defesa do consumidor financeiro. A abordagem estratégica da inclusão financeira permite que a expansão do acesso e uso dos produtos e serviços financeiros seja acompanhada por uma regulamentação adequada e favorável aos objectivos pretendidos, mas que garanta simultaneamente a continuidade, por um lado, da confiança da população e das empresas no sistema financeiro e, por outro, da estabilidade do mesmo e sua modernização.

Leia aqui a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira

 
Bolsa de Valores de Moçambique © Todos os Direitos Reservados